8 Dicas sobre Como Escolher Aquecimento Doméstico com Radiadores de Design

Este é o melhor momento para optar por renovar o seu sistema de aquecimento em casa, substituir os radiadores agora ultrapassada e substituí-los por algo que agora está se tornando cada vez mais popular na Europa, os aquecidas toalha trilhos e radiadores eléctricos ou hidráulicos.

Estes elegantes e requintados meios de aquecimento combinam 3 características simples e indispensáveis: Design, Eficiência e Inovação.

As melhores empresas e os designers e arquitectos mais especializados tentam, ano após ano, a sua sorte na criação de soluções de aquecimento cada vez mais inovadoras e originais que se aproximam do conceito de obras de arte. A Viadurini, E-Commerce especializada na seleção de toalheiros aquecidos, é a primeira empresa a oferecer o aquecedor de toalhas na Itália e no mercado europeu.

Entre as várias necessidades que podem surgir durante a renovação de um apartamento, surge a de renovar a casa com elementos decorativos que são, ao mesmo tempo, funcionais.

Dica 1 - Quando renovar ou substituir seu sistema de aquecimento?

A resposta é simples, sempre melhor no verão. Absolutamente a época mais adequada para começar a trabalhar. No verão terá a vantagem indiscutível de não sofrer com o frio durante as renovações e, sobretudo, com o sistema de aquecimento desligado, os tempos de trabalho seriam reduzidos, poupando também nos custos laborais.

Dica 2 - Leve em consideração o tamanho da área de uso

As medições são essenciais ao decidir mudar seu radiador. Por isso, aconselhamos que você tome as medidas exatas da sala onde o radiador será colocado.
Como os radiadores têm diferentes graus de potência, foi criado um tipo de gráfico elementar que pode fazer você entender imediatamente, com base no tamanho da sala, quanta potência você vai precisar.

Em suma, será necessário obter o volume da sala, calculando sua superfície (largura x comprimento) e multiplicando pela altura.

Além disso, deve-se prestar atenção aos detalhes: se há ou não janelas (janelas, portas francesas, claraboias, etc.). Além disso, no cálculo da potência térmica necessária ao aquecimento da sala, esses dados são essenciais para identificar o coeficiente que será então multiplicado pelo volume da sala tratada.

Dica 3 - De qual sala começar a instalação do radiador?

Querendo falar de estética, o radiador é um componente de grande impacto visual graças às suas múltiplas formas e linhas, por isso é recomendado em locais onde possa ser admirado como salas de jantar, salas de estar e casas de banho.
 

Dica 4 - Onde instalar o radiador?

Mesmo para onde existem regras a seguir de preferência; para um rendimento óptimo o melhor lugar seria nas paredes que dão para o exterior da casa se houver de modo a reduzir os fluxos de ar frio que penetram na casa, garantindo assim um melhor rendimento.

Dica 5 - Qual radiador escolher?

Para esta pergunta não há uma resposta exata, pois todas as situações devem ser analisadas, mas podemos dar conselhos em geral.

As versões no mercado são muitas, mas as mais comuns são:

radiador tubular

  • radiador de placa

  • toalheiro aquecido com tampa.

Quando é necessário ter muita potência, os radiadores modulares (tubulares ou semelhantes) são adequados para um melhor aproveitamento, pois graças à modularidade têm rendimentos teoricamente infinitos e se adaptam aos espaços podendo contar com as diferentes alturas, profundidades ( número de colunas) e larguras (número de colunas). elementos).

Se, por outro lado, você tem pouco espaço, deve optar por um modelo de placa, que por unidade de superfície tem um rendimento maior. Por último, se quiser dar um toque estético ao prato, pode escolher aqueles que têm uma tampa especialmente desenhada.


Dica 6 - Radiador Hidráulico, Elétrico ou Misto?

Em todas as 3 versões o radiador dá o melhor e não existe uma categoria real que vença a outra. Cada um se adapta às necessidades específicas.
Podendo escolher, o ideal é optar por um radiador com funcionamento misto , ou seja, que funcione tanto a água como a elétrico. O Misto tem a vantagem de ser muito versátil, sobretudo nas épocas intermédias, onde com o aquecimento central desligado, pode optar por aquecer (electricamente) os quartos da casa que permanecem mais frios, como por exemplo a casa de banho. Além disso, em residências bem isoladas, um excelente conforto térmico pode ser obtido com um gasto mínimo de energia.

No caso de encanadores, as conexões dificilmente serão as mesmas do antigo radiador, pois muitas vezes as formas dos radiadores são variadas e incomuns. Por isso, é imprescindível conhecer os espaços e tamanhos durante a fase de reforma, enquanto para as versões elétricas é necessário planejar a inserção de uma tomada adequada.

Dica 7 - Qual material escolher?

Os principais materiais são principalmente 3:

  • Ferro fundido - Fez história e ainda é utilizado nesta área, torna o radiador pesado mas tem uma grande capacidade de reter calor, o negativo é que demora a aquecer.
  • Alumínio - Material que está se tornando cada vez mais acessível para todos, graças aos novos métodos de processamento de baixo custo. Possui alto rendimento térmico e normalmente os modelos com design mais particular são construídos com este metal.
  • Aço - Material de alta qualidade com excelente capacidade térmica.
  • Vidro

Dica 8 - A quem pedir suporte para instalação?

Qualquer que seja a escolha do radiador, será imprescindível solicitar o apoio de profissionais que farão a montagem dos radiadores de forma limpa. Você precisará entrar em contato com um encanador, para a conexão das tubulações e a passagem de água quente para dentro dos radiadores. A sua intervenção será necessária se se adotar a tecnologia da caldeira ou a tecnologia da lareira térmica, ainda mais se for necessária a troca das tubulações por meio da adoção de materiais de última geração. Nos casos em que forem escolhidos radiadores elétricos, eles serão equipados com um plugue para ser inserido nas tomadas apropriadas.Os radiadores infravermelhos, apesar de utilizarem eletricidade, estão equipados com sistemas de segurança de acordo com a legislação, que permitem a sua colocação mesmo em casas de banho, junto a lavatórios ou banheiras.

Dica de bônus: Clique aqui para visitar nossas opções exclusivas de radiadores.

Produtos que podem lhe interessar
Email Newsletter
Assine a nossa newsletter
  • Piva IT 04187360401
  • Tel.+39 0541-623760 (21 linhas)
  • du lundi au vendredi 8.30-17.00
  • via del pino 21 - - 47822
  • Santarcangelo di Romagna (RIMINI) Italy
  • info@viadurini.pt
  • +39 373 9005839 & SMS/WHATSAPP
  • Os preços indicados incluem IVA