Estas condições (doravante as "Condições Gerais de Venda") regem todos os contratos de venda celebrados entre o usuário (doravante o "Cliente") e a empresa International Design S.r.l. através do site www.viadurini.pt (doravante o "Site") e relativamente aos produtos presentes nas montras virtuais do Site.
O Cliente reconhece e aceita que todas as comunicações relativas às Condições Gerais de Venda e as demais comunicações que o Cliente e o design internacional venham a trocar em formato eletrónico satisfazem o requisito da forma escrita, exceto as indicações particulares referidas nas presentes Condições Gerais ou o disposição diversa da Lei. “Apesar de todos os nossos esforços, não podemos excluir que, para uma pequena parte dos muitos produtos do nosso catálogo, um preço diferente do real seja indicado por engano. Em qualquer caso, verificaremos a exatidão dos preços dos produtos durante o processo de verificação do pedido e posterior envio dos produtos. Se, por mal-entendidos ou outros inconvenientes, o preço indicado no site for inferior ao preço correto de venda de um produto, entraremos em contato para verificar se você ainda deseja adquirir o produto pelo preço correto. Caso contrário, seu pedido não será aceito. Se o preço correto de um produto for inferior ao indicado no site, cobraremos apenas o menor preço correto e ainda enviaremos o produto para você.
Para concretizar as compras no Site, o Cliente deverá registar-se e criar uma conta no Site conforme indicado no seguinte ponto 1.
As negociações que podem ser realizadas no Site estão, portanto, sujeitas a estas Condições Gerais de Venda.
A International Design reserva-se o direito de modificar as Condições Gerais de Venda a qualquer momento, exceto para a aplicação à venda única das Condições Gerais de Venda em vigor no momento do envio do pedido de compra pelo Cliente.
Entende-se assim que quaisquer alterações e/ou novas Condições Gerais de Venda entrarão em vigor a partir do momento da sua publicação no Site. Por este motivo, os Clientes são convidados a aceder regularmente ao Site e a verificar a eventual publicação de condições gerais de venda atualizadas.
1. ACESSO AO SITE E CADASTRO
O acesso aos serviços oferecidos pelo Site é reservado exclusivamente para usuários maiores de 18 anos.
O registro é totalmente gratuito.
Para criar a sua própria conta, o Cliente deve clicar em "Registar", preencher o formulário apropriado com todas as informações solicitadas e enviá-lo através do botão "Enviar". O cliente receberá um e-mail de confirmação da International Design.
No momento do registo é também necessário que o Cliente manifeste a sua aceitação das Condições Gerais de Venda assinalando a casa correspondente. Entende-se, portanto, que a não aceitação das Condições Gerais de Venda impossibilitará a conclusão do procedimento de registro e, portanto, a realização de compras no Site.
Ao registar-se, o Cliente garante que as informações fornecidas são verdadeiras e completas.
As credenciais de "login" no Site são estritamente pessoais e não podem ser transferidas ou utilizadas de forma alguma por terceiros.
Ao registar-se no Site e aprovar as presentes Condições Gerais de Venda, o Cliente aceita receber periodicamente comunicações comerciais relativas aos produtos presentes nas montras virtuais de www.viadurini.pt para o endereço de correio eletrónico indicado no momento do registo. Esta autorização pode ser revogada a qualquer momento se o Cliente decidir que não deseja mais receber os avisos acima mencionados. No final da newsletter encontrará instruções para cancelar a sua subscrição, dirigindo-se ou escrevendo para info@viadurini.pt.
2. INFORMAÇÃO DIRETA SOBRE A CONCLUSÃO DO CONTRATO (art. 12 do Decreto Legislativo 70/2003)
Nos termos do Decreto-Lei 70/2003, que contém as disposições regulamentares do comércio eletrónico, o Cliente declara estar informado das seguintes indicações:
a) a exibição dos Produtos no Site constitui um convite à oferta dirigido ao design Internacional; isto significa que, ao assinalar um ou mais produtos, estes simplesmente serão colocados no seu carrinho enquanto se aguarda a execução das fases subsequentes de celebração do contrato de venda;
b) uma vez finalizada a escolha dos produtos a adquirir, o Cliente deverá clicar no botão “continuar a finalizar a encomenda” e introduzir os seus dados de faturação;
c) ao clicar em "prosseguir para finalizar o pedido" o Cliente poderá visualizar um resumo das escolhas feitas e possivelmente corrigi-las em caso de erros de digitação e/ou omissões;
d) após a confirmação das escolhas e indicado o método de pagamento entre os disponíveis, o Cliente constituirá a compra ou reserva dos produtos no carrinho ao abrigo das Condições Gerais de Venda;
e) após a receção da encomenda, a International Design enviará uma comunicação de confirmação da encomenda para o endereço de correio eletrónico indicado pelo Cliente, onde constará o valor total devido pelo Cliente. Este e-mail de confirmação constitui apenas a reserva do produto e ativará o processo de verificação da encomenda e posterior processamento e envio dos produtos. A encomenda é considerada confirmada e aceite pela International Design apenas mediante o envio do e-mail a confirmar o processamento do produto encomendado;
f) toda correspondência de e-mail com o cliente será arquivada no banco de dados International Design pelo tempo necessário para processar o pedido e, em qualquer caso, de acordo com a lei;
g) apesar de todos os nossos esforços, não podemos excluir que para uma pequena parte dos mais de sete mil produtos em nosso e-commerce um preço diferente do real seja indicado por engano. Em qualquer caso, verificaremos a exatidão dos preços dos produtos durante o processo de verificação do pedido e posterior processamento e envio dos produtos. Se, por mal-entendidos ou outros inconvenientes, o preço indicado no site for inferior ao preço correto de venda de um produto, entraremos em contato para verificar se você ainda deseja adquirir o produto pelo preço correto. Caso contrário, seu pedido não será aceito. Caso o preço correto de um produto seja inferior ao indicado no site, cobraremos apenas o menor preço correto e ainda enviaremos o produto para você;
h) apesar do máximo empenho do design Internacional, o Cliente reconhece e aceita que em alguns casos é possível que um ou mais dos produtos selecionados não estejam disponíveis (consulte o ponto 2 destas Condições Gerais de Venda);
i) na secção 'as minhas encomendas', o Cliente pode aceder às suas encomendas a qualquer momento e consultar o seu estado de realização;
l) O Cliente será notificado da entrega dos produtos nas 72 horas anteriores, através de comunicação para o email indicado na fase de compra;
m) uma vez enviada a comunicação oficial do envio ("seu pedido foi enviado"), o cliente não terá mais o direito de cancelar o pedido.
3. DISPONIBILIDADE DE PRODUTOS E PREÇOS
Os produtos publicados na vitrine ficarão disponíveis por tempo indeterminado e para um número ilimitado de produtos.
Todos os preços dos produtos, custos de envio e quaisquer custos adicionais serão expressos separadamente em Euros e incluem IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado). Com exceção dos países não comunitários onde os preços indicados não incluem IVA e direitos aduaneiros.
O preço dos produtos pode ser alterado sem aviso prévio, entendendo-se que o preço cobrado ao Cliente será o publicado no Site e constante da confirmação da encomenda enviada pela International design. Os produtos permanecerão propriedade da International Design até ao pagamento integral por parte do cliente do preço de compra, custos de envio e quaisquer outros custos adicionais.
Pode acontecer, também devido à possibilidade de vários Clientes adquirirem o mesmo produto ao mesmo tempo, que o produto deixe de estar disponível. Caso o pagamento do valor devido pelo produto (incluindo custos de envio e eventuais custos adicionais) já tenha sido efetuado, a International Design enviará ao Cliente uma comunicação via e-mail comunicando o valor do reembolso (preço e custos de envio e de quaisquer outros custos adicionais pagos).
No caso de uma encomenda que contenha vários produtos, a indisponibilidade de um ou mais produtos não confere, em caso algum, ao Cliente o direito de cancelar a totalidade da encomenda. Cancelamentos parciais corresponderão, portanto, a reembolsos parciais.
4. MÉTODOS DE PAGAMENTO
A forma de pagamento é a escolhida pelo cliente entre as opções:
• Cartão de crédito
• Cartão pré-pago
• Transferência bancária
• PayPal
A segurança é prioridade para a Viadurini, portanto suas informações serão criptografadas. Todos os pagamentos serão processados através de uma conexão segura de servidor para servidor usando o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) com criptografia de 128 bits e protocolo VERISIGN.
5. ENVIO E ENTREGA DE PRODUTOS - ACEITAÇÃO CONDICIONAL
O prazo de entrega é indicado na ficha de cada produto e entende-se como pagamento recebido, em casos especiais será enviada uma comunicação que prevalecerá sobre qualquer outra indicação pois tem em conta todas as particularidades do caso (ex: presença de vários produtos, distância , localizações desfavorecidas, entrega no estrangeiro, etc.). A Viadurini não se responsabiliza por atrasos causados pelos correios. No caso de eventos imprevistos que causem atraso ou inconveniente para o Cliente, como, por exemplo, caso fortuito ou força maior, a International Design enviará ao Cliente uma comunicação por e-mail.
De acordo com o art. 63 do Código do Consumidor, o Cliente, após a entrega, deverá verificar a conformidade do número de embalagens e suas condições. Qualquer dano na encomenda/embalagem dos produtos deve ser prontamente contestado através da aposição de uma aceitação condicional por escrito no comprovativo de entrega. Uma vez assinado o documento de entrega sem aceitação condicional, o Cliente fica excluído de qualquer possibilidade de contestar as características externas do que foi entregue.
Em caso de “aceitação condicional” da embalagem recebida, o Cliente deverá enviar de imediato um e-mail para info@viadurini.pt ao qual deverá anexar algumas fotografias da embalagem.
A aceitação condicional, para ser válida e executável, deve ser completa e indicar, no momento da entrega, o motivo específico pelo qual a reserva é formulada (por exemplo, aceito com reserva porque a embalagem está aberta ou aceito com reserva porque a embalagem está molhado, etc.), caso contrário, o reembolso não pode ser feito.
Caso a embalagem não apresente danos aparentes e o Cliente assine sem reservas, se os bens estiverem danificados, o Cliente pode recorrer a "danos ocultos", ou seja, danos que não podem ser verificados olhando a embalagem externamente. Os danos ocultos nos termos do artigo 1698.º do Código Civil são da responsabilidade do expedidor e neste caso a reclamação deve ser enviada por correio registado com aviso de receção ao expedidor no prazo máximo de 8 dias a contar da receção do envio, anexando fotos do dano.
Caso o transportador tenha sido escolhido pelo Cliente, o risco de dano ou deterioração dos produtos é transferido para o Cliente já no momento da entrega da mercadoria ao transportador, afastando-se qualquer contestação quanto às características externas do que foi entregue. Neste caso, qualquer objeção deve ser feita pelo Cliente contra os correios.
Os produtos serão entregues no nível da rua.
A entrega em andares não está prevista, a menos que seja acordada uma cotação. Caso na página de confirmação da encomenda no ponto 5 não esteja expressamente indicada a entrega no andar, o serviço não é prestado em caso algum. Alguns produtos podem ser entregues desmontados. A Viadurini realiza o serviço de montagem mediante solicitação do cliente.
5.1 POSSÍVEIS TAXAS SUPLEMENTARES DE ENVIO:
Devido à possibilidade de entrega em locais de difícil acesso devido à natureza geográfica ou restrições de tráfego, como:
- Zonas pedonais ou de tráfego limitado (ZTL);
- Ruas e estradas de difícil acesso para veículos como caminhões e vans (dimensões dos veículos de 7m a 12m);
- Áreas afetadas por obras, canteiros de obras, estradas modificadas temporariamente;
- Ilhas menores dependendo do país;
Suplementos podem ser aplicados aos custos de envio comuns apresentados no site. Assim, convidamo-lo a contactar-nos se considerar que uma ou mais das causas acima mencionadas podem afetar o local que solicitou para a entrega da mercadoria. Quaisquer custos adicionais causados por problemas semelhantes e não informados anteriormente, poderão ser solicitados em saldo no momento da confirmação do pedido ou antes do envio.
Recorda ainda ao Cliente que a morada de entrega indicada no momento da encomenda pode ser alterada sem custos adicionais desde que a encomenda esteja a ser processada. Após receber o e-mail “A sua encomenda foi recolhida” e/ou “A sua encomenda foi expedida”, o Cliente poderá alterar a morada de entrega e/ou adiar a data de entrega apenas mediante o pagamento de um suplemento de custos de armazenamento e entrega.
Aconselhamos, por isso, para qualquer informação, contactar o nosso
serviço de apoio ao cliente.
6. GARANTIA DO PRODUTO
Todos os produtos comercializados gozam da garantia legal de conformidade prevista nos artigos 128.º e seguintes. do Código do Consumidor que abrange qualquer falta de conformidade dos artigos adquiridos, existentes no momento da entrega e que ocorram no prazo de 2 anos a contar da entrega propriamente dita. Ficam excluídos da falta de conformidade e, por conseguinte, do direito garantia.
O Cliente pode solicitar, à sua escolha, ao vendedor a reparação dos bens ou a sua substituição, gratuitamente em ambos os casos, salvo se a reparação solicitada for impossível ou impuser custos desproporcionados ao vendedor.
O Cliente consumidor tem direito à redução proporcional do preço ou à resolução do contrato de venda, nos termos do art. 135 bis, parágrafo 4, Código do Consumidor e, em particular, se: o vendedor não tiver realizado o reparo ou substituição dentro dos termos e condições estabelecidos no Código do Consumidor, ou se recusar a colocar os bens em conformidade; se a falta de conformidade for tão grave que justifique a redução imediata do preço ou a resolução do contrato; se a falta de conformidade ocorrer apesar da tentativa do vendedor de restaurar a conformidade das mercadorias; se o vendedor declarou (ou isso é claro pelas circunstâncias) que não procederá à restauração da conformidade das mercadorias dentro de um prazo razoável ou sem incidentes.
O cliente consumidor não tem o direito de rescindir o contrato se a falta de conformidade for menor.
Para beneficiar desta garantia, o cliente deverá comunicar a falta de conformidade através de comunicação dirigida ao vendedor indicando os vícios e defeitos encontrados.
Salvo prova em contrário, presume-se que qualquer desconformidade que ocorra no prazo de um ano a contar da entrega dos bens já existia nessa data, salvo se esta hipótese for incompatível com a natureza dos bens ou com a natureza do vício de conformidade.
Para mercadorias com elementos digitais, o vendedor se compromete a manter o cliente consumidor informado sobre as atualizações disponíveis (incluindo atualizações de segurança), necessárias para manter a conformidade de tais mercadorias, e fornecê-las por um tempo razoável, levando em consideração as circunstâncias e a natureza do contrato e, em qualquer caso, conforme o caso, se o contrato de venda prevê um fornecimento contínuo de conteúdo digital ou serviço digital durante um período de tempo.
O vendedor não é responsável por qualquer falta de conformidade resultante apenas da falta da atualização relevante, se o consumidor não instalar as atualizações devidamente fornecidas dentro de um prazo razoável.
7. REEMBOLSOS
Em caso de indisponibilidade do produto ou desistência por parte do Cliente, conforme melhor regulamentado nestas Condições Gerais de Venda, a International design emitirá ordem à sua instituição de crédito para reembolso do valor pago no ato da compra. O reembolso poderá, em qualquer caso, ocorrer no prazo de trinta dias a contar da data da efetiva receção do pagamento por parte do Cliente, mediante crédito no meio e coordenadas por este indicadas.
8. DIREITO DE RETIRADA E PROCEDIMENTO PARA DEVOLUÇÕES
O Cliente tem o livre direito de rescisão sem qualquer penalização no prazo de 14 dias úteis após a receção da mercadoria. Para exercer o direito de rescisão, o Cliente é obrigado a nos informar (International Design srl, via del Pino, 21 – 47822 Santarcangelo di Romagna (RN), tel +39 0541- 623760 e-mail info@viadurini.pt) de sua decisão de rescindir este contrato através de uma declaração explícita (por exemplo, uma carta enviada por correio ou e-mail).
Para cumprir o prazo de rescisão, basta que o Cliente envie a comunicação relativa ao direito de rescisão antes de expirado o prazo de rescisão. Para o efeito, poderá utilizar o seguinte modelo de carta, mas não é obrigatório: "Devolução Fácil".
Com o recebimento pela International Design do aviso de desistência do Cliente, na forma e nos prazos acima estabelecidos, o contrato será considerado rescindido e a International Design devolverá o valor pago pelo Cliente.
Em qualquer caso, o direito de rescisão é excluído se o produto adquirido for composto por:
(i) no fornecimento de bens por medida ou claramente personalizados ou que, pela sua natureza, não possam ser devolvidos ou sejam susceptíveis de se deteriorarem ou expirarem rapidamente;
(ii) no fornecimento de produtos audiovisuais ou software de computador lacrado, aberto pelo consumidor.
Caso o Cliente já tenha recebido a entrega dos produtos, também deverá devolvê-los prontamente através das prescrições do procedimento "Devolução facilitada" abaixo indicado.
Entende-se que a devolução dos produtos por parte do Cliente é atempada se os mesmos estiverem intactos, não tiverem sido efectuadas montagens e não tiverem sido manipulados de forma a diminuir o seu valor original. A embalagem deve ser original e completa com documentos (para este aspecto, siga o procedimento "Devolução Fácil"), entregue para embarque em até 14 dias úteis após o exercício do direito de retratação.
Para efetuar uma “Devolução Fácil” o Cliente deverá seguir o seguinte procedimento:
a) Envie um email para info@viadurini.pt com os motivos da devolução e fotos caso o artigo esteja danificado e um operador orientará o cliente em todos os passos necessários para efetuar a devolução.
b) Os artigos que o Cliente pretenda devolver devem estar intactos, nas suas condições originais e devidamente acondicionados e acondicionados. Os produtos não devem ser montados e usados. O envio deve ser feito na mesma embalagem original em que o produto foi recebido.
c) Os portes de envio da devolução dos produtos ficam a cargo do Cliente.
Se o Cliente rescindir o contrato, todos os pagamentos que ele nos fez serão reembolsados, incluindo os custos de entrega (com exceção dos custos adicionais decorrentes da solicitação do Cliente de uma entrega diferente do tipo de entrega padrão mais barato oferecido por nós) , sem demora injustificada e, em qualquer caso, o mais tardar 14 dias a partir do dia em que formos informados da decisão do Cliente de rescindir este contrato. O reembolso pode ser retido por mais de 14 dias apenas até que o Cliente demonstre que devolveu as mercadorias ou até que elas sejam recebidas por nós, dependendo de qual situação ocorrer primeiro.
Estes reembolsos serão efetuados através dos mesmos métodos de pagamento do Cliente, salvo acordo em contrário por parte do mesmo; em qualquer caso, você não incorrerá em nenhum custo como resultado de tal reembolso.
O Cliente é responsável pela diminuição do valor dos bens resultante do manuseamento dos bens que não seja o necessário para estabelecer a natureza, características e funcionamento dos bens.
Uma vez enviada a comunicação oficial do envio ("seu pedido foi enviado"), o cliente não terá mais o direito de cancelar o pedido.
9. RENÚNCIA E TOLERÂNCIA - EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE POR CIRCUNSTÂNCIAS FORTES E DE FORÇA MAIOR
Em caso de incumprimento por parte do Cliente das presentes Condições Gerais de Venda, o não exercício por parte da International Design do direito de agir contra o mesmo não constitui renúncia à ação pela violação dos compromissos assumidos.
A International Design não pode ser responsabilizada pelo incumprimento das presentes Condições Gerais de Venda no caso de este decorrer de eventos fortuitos e/ou de força maior, incluindo, a título exemplificativo mas não limitado aos relacionados com catástrofes naturais, atos ataques terroristas, guerra, mau funcionamento da rede e/ou apagões.
10. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO
Estas Condições Gerais de Venda e, portanto, o contrato celebrado entre o Cliente e o design internacional estão sujeitos à Lei da República Italiana e são deixados à jurisdição do Juiz italiano, sujeito às limitações da lei no caso de o Cliente agir como consumidor.
Para qualquer litígio civil, quer o comprador seja um particular, ou seja, uma pessoa singular que actue com fins alheios a qualquer actividade comercial ou profissional exercida, quer o comprador seja um profissional, ou seja, uma pessoa singular ou colectiva que actue no exercício da sua atividade empresarial ou profissional, ou um de seus intermediários, a jurisdição territorial obrigatória é do juiz do local de residência ou domicílio do Cliente, se localizado no território do estado.
Qualquer invalidade de cláusulas individuais das Condições Gerais de Venda não implicará em nenhum caso a invalidade de todo o contrato de venda ou das Condições Gerais de Venda.
11. RESOLUÇÃO DE DISPUTAS ON-LINE
Informa-se o Consumidor residente na Europa que a Comissão Europeia criou uma plataforma online que disponibiliza uma ferramenta alternativa de resolução de litígios. Esta ferramenta pode ser utilizada pelo Consumidor Europeu para resolver extrajudicialmente qualquer litígio relativo a contratos de venda de bens e serviços celebrados online e/ou decorrentes dos mesmos. Consequentemente, se é um Consumidor estabelecido na Europa, pode utilizar esta plataforma para a resolução de qualquer litígio decorrente do contrato online estipulado neste site. A plataforma europeia de ODR está disponível no seguinte link: ODR
12. CONTATOS E COMUNICAÇÕES
Sem prejuízo das disposições regulamentares sobre notificações judiciais, para efeitos das presentes Condições Gerais de Venda e do contrato de venda, o Cliente declara que pretende receber todas as comunicações nas moradas indicadas no momento do registo no Site, inclusive por e-mail.
Para comunicações dirigidas ao design internacional, são indicados os seguintes contactos:
International Design s.r.l. Via del Pino 21, CAP 47822 Santarcangelo di Romagna (RN) Código Tributário e P.I: 04187360401 REA número RN 329370, info@viadurini.pt.