Tudo o que você precisa saber sobre aquecedores de toalhas: tipo, limpeza, material, potência e muitas dicas úteis!
Os aquecedores de toalhas são dispositivos que proporcionam um elemento de design e a utilidade de aquecer um ambiente e secar panos e toalhas graças às barras horizontais que possui.
A forma particular destes produtos, de facto, permite utilizar o acessório em diferentes divisões da casa, mesmo que os aquecedores de toalhas sejam montados sobretudo na casa de banho e sejam utilizados para retirar humidade.
Tipos de aquecedores de toalhas
Existem 2 tipos diferentes de aquecedores de toalhas: hidráulico e elétrico.
Os primeiros são os mais utilizados, uma vez que funcionam graças a um sistema de aquecimento central existente na maioria das habitações. Para instalar um aquecedor de toalhas hidráulico em uma casa existente, basta conectar o produto ao sistema centralizado com válvulas.
Os toalheiros eléctricos são a melhor solução para casas grandes onde o aquecimento central não chega a algumas partes da casa ou nas casas onde não foi instalado esquentador ou gás.
Este tipo de aquecedor de toalhas também pode ser instalado em uma casa existente com a ajuda de um eletricista, pois funcionam de forma totalmente independente do sistema de aquecimento existente.
Onde colocar o aquecedor de toalhas
Antes de comprar seu aquecedor de toalhas preferido, é bom avaliar qual parede poderá acomodá-lo e o cômodo de referência. Para aproveitar ao máximo a funcionalidade deste aparelho, é de fato apropriado considerar uma série de fatores como o tamanho e a forma da sala onde o aparelho será colocado, a presença de quaisquer tubos existentes que irão facilitar a tarefa de montagem, as dimensões do aquecedor de toalhas. e seu tipo.
Além disso, é necessário considerar o desenho do elemento pois este, estando posicionado na parede, estará sempre à vista, pelo que é aconselhável escolher um modelo que melhor se adapte ao estilo de decoração da zona.
Graças à tecnologia o aquecedor de toalhas escolhido poderá ser instalado em todas as paredes da casa mas, para aproveitar ao máximo o calor que emana, é aconselhável escolher, como parede, a mais fria que geralmente é a que fica perto de uma janela ou da porta da frente. Desta forma, o ar quente interno ficará mais homogêneo e melhor distribuído. Se pretende utilizar o aquecedor de toalhas para a casa de banho, é aconselhável escolher a parede junto à banheira ou duche para posicionar o produto. Desta forma, será possível aproveitar um maior calor na hora de lavar e também aproveitar a vantagem de ter toalhas e lenços à mão para secar facilmente.
As dimensões do aquecedor de toalhas
Se a intenção é ter um objeto que possa desumidificar as toalhas do banheiro, o melhor é escolher um modelo grande o suficiente para conter a quantidade certa de lençóis.
Além disso, para salas grandes, é bom escolher um aquecedor de toalhas que se desenvolva verticalmente com uma série de barras horizontais nas quais as toalhas podem ser armazenadas de forma prática e conveniente, além de permitir ao usuário ter barras livres que podem distribuir o calor.
Em salas pequenas, os modelos de escada podem ser suficientes com menos elementos: barras horizontais. Também existem no mercado soluções ultra planas que permitem otimizar melhor o espaço.
Em geral, as dimensões de um aquecedor de toalhas são dadas pelas barras aplicadas a ele e pela distância que existe entre uma e a outra barra horizontal.
Um aquecedor de toalhas com várias barras é a solução ideal para guardar várias toalhas mas ocupa muito mais espaço, pelo que é aconselhável a sua inserção em divisões grandes.
Os materiais dos aquecedores de toalhas
Em geral, os aquecedores de toalhas podem ser de aço ou alumínio. Os produtos de aço são os mais populares porque podem aquecer muito rapidamente e, portanto, produzir uma sensação imediata de calor . Além disso, o calor produzido tende a ser retido por um período de tempo longo o suficiente para que, uma vez desligados, continuem a aquecer. Além disso, os aquecedores de toalhas de aço podem assumir diferentes formas e tamanhos e, portanto, tornam-se mais adequados para soluções de design.
Os aquecedores de toalhas de alumínio conseguem aquecer mais rápido que os de aço, mas são mais caros e não têm a mesma capacidade de retenção de calor. Um dos principais aspectos positivos do aquecedor de toalhas de alumínio é representado por um peso específico bastante baixo do produto final, de forma que será possível montá-lo mesmo em paredes finas e para paredes internas que servem como elementos de divisão entre uma sala e outra.
Caso necessite de um produto forte e resistente, é bom optar pelo aço que por natureza é muito mais durável que o alumínio.
Limpando os aquecedores de toalhas
Para garantir que o aquecedor de toalhas funcione sempre no seu melhor, é aconselhável efetuar uma limpeza e manutenção constantes e frequentes.
Se você deseja ter um aparelho limpo, é melhor escolher um modelo em que as barras horizontais estejam suficientemente afastadas umas das outras. Desta forma será possível passar, através dos vários elementos, uma esponja húmida para retirar o pó.
Entre outras coisas, deve-se lembrar que a estrutura traseira também deve estar limpa e, por isso, é bom avaliar a distância de montagem correta entre o elemento de aquecimento e a parede, que deve ser correta para permitir a passagem de uma mão.
Por fim, deve-se dizer que aparelhos com barras horizontais planas podem ser limpos melhor do que aqueles com barras redondas que acumulam poeira também na parte superior.
Que energia elétrica escolher para um aquecedor de toalhas?
A potência de um aquecedor elétrico de toalhas é calculada de forma muito simples e em relação direta com a superfície do banheiro.
É aconselhável considerar 00 W por m2 e adicionar 30% para compensar a perda de calor absorvida pelas toalhas: assumindo que o radiador é de 1 m2, 130 W. Guia para a potência dos aquecedores elétricos de toalhas: Superfície do banheiro - Potência de o toalheiro aquecido em W
3 m² - 390 W
4 m² - 520 W
5 m² - 650 W
6 m² - 780 W
8 m² - 1040 W
10 m² - 1300 W
Aquecedores de toalhas elétricos que também possuem uma parte de aquecimento com ventilador expressam sua potência total com uma fórmula em que a potência do ventilador é indicada primeiro e a do próprio aquecedor de toalhas em segundo: 1000W + 750W.
Uma casa de banho com superfície superior pode ser equipada com um segundo aquecedor eléctrico de toalhas ou um segundo aquecedor independente.
8 dicas para escolher bem um radiador de toalha
Para escolher bem um radiador secador de toalhas é necessário considerar: se você tem uma caldeira orientada sobre um aquecedor de toalhas misto;
Tubos planos têm uma superfície de aquecimento maior;
A inércia seca oferece melhor retorno de calor;
Um cronômetro reduz consideravelmente a conta de luz e, se bem utilizado, garante toalhas e roupões sempre secos;
Não economize nos parafusos de fixação porque um aquecedor de toalhas é pesado quando vazio e especialmente quando carregado;
Respeite a adição de 30% a mais para o cálculo da potência do aquecedor elétrico de toalhas;
Se o secador elétrico de toalhas for o único sistema de aquecimento em seu banheiro e sua acomodação não for aquecida, escolha um aquecedor de toalhas com ventilador (1000 W), você ganhará facilmente 3 graus em poucos minutos;
Escolha um aquecedor de toalhas de alumínio para um aumento rápido da temperatura.