O Mangano e o Têxtil - Ferramenta Antiga e Única no Mundo Desenhada por L. Da Vinci

O Mangle de Bottega Marchi: instrumento único no mundo desenhado por Leonardo Da Vinci

Mangano significa máquina que produz força, como indica a etimologia da palavra. Foi construída em 1633 como uma prensa primitiva usada para alisar, passar e dar brilho à tela, tornando-a compacta. Desde a antiguidade, máquinas semelhantes foram aplicadas em muitos campos: graças a Philo de Bizâncio - no século III. BC - esta máquina era conhecida pelos romanos e aplicada no campo da mecânica; na Idade Média, era uma engenhoca de guerra da qual Leonardo Da Vinci deixa traços consideráveis ​​em suas tabelas de design. Traços são encontrados nas pinturas de Bruegel e seu uso segue no século XIX como uma alavanca para extrair carvão nas minas inglesas. Também foi utilizado como dispositivo para movimentar água nos moinhos.

Como funciona o Mangano?

O seu funcionamento é devido ao equilíbrio entre a roda e a pedra ao seu lado. A roda atua como uma alavanca e move a pedra que tem a importante tarefa de passar e compactar a tela. Ambos pesam 55 quintais e, graças a essa proporção perfeita, o mangle se move quando o homem entra no volante com seu próprio peso quebra a balança. A tela é enrolada em torno de rolos de madeira chamados vigas. Os rolos estão posicionados abaixo da pedra e seguem o movimento da pedra, para frente e para trás, permitindo assim passar a ferro. É o único peso do homem que faz a roda se mover, facilitando assim essa operação chamada de preenchimento.Ainda hoje, antes de imprimir a tela e depois de imprimi-la, prosseguimos com este giro da roda para embelezar os tecidos e obter um excelente resultado.

Mangano no período romano

Os romanos mais do que na arte (quase todos emprestados do grego), destacaram-se na engenharia civil (exploração de minas, construção de pontes, estradas, aquedutos, palácios imponentes, circos, teatros, etc.).  Desde o primeiro século aC, a presença maciça de escravos no império foi o fundamento da fortuna econômica das famílias patrícias. Até as máquinas foram projetadas para explorar essa riqueza. Tomemos, por exemplo, o WINCH, uma máquina simples, composta por uma roda e um cilindro coaxial. Ao girar a roda, a corda que envolve o cilindro arrasta ou levanta o peso. Quanto maior o peso, maior a roda e maior o número de escravos trabalhando nela.
Um exemplo impressionante é o enorme guincho representado no relevo, representando um grupo de escravos no volante. (Museu Gregoriano Profano. Roma)
A mesma máquina tornou-se o MANGANO pelo qual, e com a ajuda de pesos e cilindros, até o século passado, telas ou cortinas eram suprimidas para dar a elas o brilho, a onda ou o marezzo.

Clique aqui para descobrir os trabalhos gerados por esta ferramenta única: toalhas de mesa, aventais de cozinha, toalhas e muito mais!
Produtos que podem lhe interessar
Email Newsletter
Assine a nossa newsletter